Sabe quando vocês veem duas letrinhas juntas na escrita de uma palavra e elas fazem um som específico? Isso são os chamados dígrafos. Exemplos disso são "ch" em "chapeu", "sh" em "shampoo" ou também, “ch” em “chave”. Essas combinações de letras representam somente um som, por isso são chamadas de dígrafos.
Então, para simplificar, o dígrafo é o encontro de duas letras que representam um único som, por exemplo em “chapeu”, o “ch” tem um único som que lembra a letra X, concorda? O mesmo acontece para os seguintes exemplos:
"nh" ou "lh": sobrinho, carinho, palhaço, gargalhada
"ss": pássaro, assassino
"xc": excelente, exceção
"an": anta, encanto
"im": imprevisível, limpo
"on": ontem, conciso
Além disso, os dígrafos podem ser divididos em 2 classificações: em consonantais, ou seja representando o som de consoante e em vocálicos, representando sons de vogais.
Os dígrafos vocálicos representam o som de vogal e ocorrem com o encontro de uma consoante e uma vogal, como por exemplo "homem", "calombo", e "ontem"
Já os dígrafos consonantais representam o som de consoante e podem ocorrer de dois modos: quando duas consoantes estão juntas, no caso de "rr" e "ss" nas palavras "carroça" e "passarela" ou quando uma consoante se junta com uma vogal formando um único som, que é o caso de "qu" e "gu" como nas palavras "queijo", “inquieto”, "quero” e "guerra"
👇 Comenta aqui se você entendeu.
Comentarios